Tocando Agora: ...

26 de Agosto, Dia Mundial do Cachorro

Publicada em: 26/08/2025 12:19 -

Em 26 de agosto, celebramos o dia de um dos nossos melhores amigos: o Dia Mundial do Cachorro!

A data foi criada para pensarmos em formas de tornar o mundo melhor para os nossos grandes amigos de quatro patas, incentivarmos a adoção responsável, a vacinação, a castração, combatermos o abandono e os maus-tratos, garantindo, dessa forma, a proteção, a saúde e o bem-estar animal.

O cão ou cachorro, é uma subespécie do lobo cinzento. São animais sociáveis; possuem boa visão noturna; olfato aguçado, com trinta vezes mais sensores olfativos que um ser humano; excelente audição, sendo capazes de ouvir sons quatro vezes mais distantes que o homem, além de ultrassons; e são muito inteligentes, com grande capacidade de aprendizado. Existe uma grande variedade de cachorros, porém todos eles pertencem à mesma espécie. As diferentes raças são resultantes de vários fatores, como condições geográficas e climáticas; além da seleção artificial, feita pelo homem, com o objetivo de obter cães com características específicas.

Os cães vira-latas ou sem raça definida são aqueles provenientes do cruzamento de duas ou mais raças. O termo vira-lata surgiu devido ao fato de muitos cães viverem nas ruas e derrubarem as latas e sacos de lixo em busca de alimentos, na luta pela sobrevivência. Por muito tempo, o termo foi usado de forma pejorativa, expressando inferioridade. De acordo com veterinários, os vira-latas, devido à mistura de raças, geralmente e, claro, se forem bem cuidados durante sua vida, são animais muito resistentes, inteligentes e que possuem grande capacidade de aprendizado, além de se adaptarem bem ao ambiente onde vivem.

A amizade e o companheirismo entre seres humanos e cães é de longa data. Acredita-se que a domesticação do cão teria sido há cerca de 15 mil anos. Arqueólogos descobriram que, naquela época, cães foram enterrados juntos com seres humanos em posições que demonstram afetividade entre eles. Os cães foram fundamentais para a sobrevivência da espécie humana, pois caçavam junto com os homens, em tempos difíceis; guardavam seu território; afugentavam outros animais; e auxiliavam no trabalho de pastoreio.

Até hoje, os cães desempenham muitas funções: como pastores de vacas, ovelhas, cabras e cavalos, auxiliando os trabalhadores do campo; policiais; farejadores; como cães de resgate; como cães guia de deficientes visuais e portadores de necessidades especiais; como terapeutas, que auxiliam pessoas doentes ou em recuperação; puxando trenós; e como animais de companhia. Com o crescimento das cidades e a vida corrida, as pessoas viram nos cães uma excelente companhia, e eles são vistos como membros da família. E por serem membros da família, devemos zelar por sua saúde, segurança, conforto, qualidade de vida e bem-estar

Fonte: Portal de Educação Ambiental/ Governo de São Paulo

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...